O acolhimento da Associação Amigos do HU registrou um aumento no número de atendimentos nos seis primeiros meses de 2016. Em junho, especialmente, mais de três mil e duzentas pessoas passaram pela associação, o recorde desde que o serviço de acolhimento passou a ser registrado, em fevereiro de 2011.
Oriundos de todo o estado de Santa Catarina, pacientes que vêm a Florianópolis para consultar no Hospital Universitário têm à disposição, no primeiro andar da AAHU, uma sala climatizada para aguardar a consulta ou o retorno para suas cidades. Desde que teve sua nova sede inaugurada, em prédio anexo ao HU, a associação já acolheu cerca de 90 mil pessoas.
Nesse primeiro semestre de 2016, 13 mil pessoas foram atendidas pelos voluntários, chegando ao recorde de 3256 acolhidos em junho. Ainda que a maioria dos acolhidos resida na Grande Florianópolis, centenas de pacientes e acompanhantes vêm de todas as regiões de Santa Catarina. Em junho, 336 pessoas vieram do Vale do Itajaí, a região que mais teve registros. Em seguida, 296 pessoas saíram do Sul, 120 do Oeste, 88 da Serra e 80 do Norte do Estado.
Rosane dos Santos vem todas as terças-feiras de São Bento do Sul, na divisa com o Paraná, para consultar no HU e aproveita o tempo livre para participar de oficinas de artesanato, oferecidas pela associação. Sônia Vasconcelos, de Palhoça, também participa das ações e se diz acolhida na AAHU: “venho aqui até quando não preciso consultar no hospital”.