Reinauguração da Hemodiálise do HU

Com o apoio da Associação Amigos do HU, foi reinaugurado a Unidade de Tratamento Dialítico do Hospital Universitário. Agora mais moderna e atendendo a todos os critérios de higiene, a hemodiálise passou por uma grande obra, custeada financeiramente pela AAHU. Os recursos foram levantados pelo incansável trabalhos dos voluntários da Associação, tanto com doações diretas ou com o trabalho nas lojas e no brechó.
Durante a solenidade, realizada na manhã desta terça-feira (9), estiveram presentes, além de autoridades e profissionais da saúde, os familiares de Vera Lúcia da Silva Borges, paciente que realizou hemodiálise no HU entre os anos de 2004 e 2009 e que deu o nome à nova unidade. A família de Vera se emocionou com as lembranças feitas pelas enfermeiras e com a reforma, que deu uma cara nova ao setor.
Como bem lembrou enfermeira-chefe Alzira Testoni, essa obra, além das aquisições de móveis e equipamentos, é fruto de uma parceria fundamental e de longa data com a Associação. A própria fundação da AAHU, 15 anos atrás, está diretamente ligada ao setor, já que se fez necessária, em 2001, para que fosse possível repassar recursos estaduais às obras da hemodiálise.
Também presente na reinauguração, Humberto Floriano Mendes, presidente da Associação dos Pacientes Renais de Santa Catarina (APAR-SC), comentou sobre o trabalho realizado por ambas associações, que dão um suporte humanizado aos pacientes, disponibilizando amparo e assistência profissional aos que se deparam com a doença.
“O Estado não pode dar esse suporte humanizado, e é aí que as associações entram, tornando os ambientes mais humanizados e fazendo com que os pacientes se sintam abraçados”, declarou o presidente. Ele ainda completou afirmando que a aquisição de equipamentos novos só foi possível graças ao apoio das associações,  levando mais segurança aos pacientes.
Durante a solenidade, autoridades e gestores também destacaram a importância da AAHU na obra. O reitor Luis Carlos Cancellier e a vice Alacoque Erdmann classificaram a Associação como uma entidade amiga, que, mesmo sendo considerada privada, cumpre com a sua missão pública.  “A AAHU tem uma importância fundamental, contribuindo com projetos de grandes dimensões, participando efetivamente e atendendo as demandas essenciais no funcionamento do hospital”, declarou a diretora-geral do HU Maria de Lourdes Rovaris. “Não dá para pensar em Hospital Universitário sem a Associação”, completou.Mais fotos da cerimônia de reinauguração: