Quem Somos

Em outubro de 1984, por iniciativa da Paróquia Santíssima Trindade, surgiu no Hospital Universitário o grupo de voluntárias São Camilo de Lellis, formado por senhoras da comunidade e lideradas pela Sra. Cora Coelho Duarte Silva, com o objetivo de dar apoio espiritual aos pacientes. O Serviço Social do Hospital Universitário atuando como mediador, sentiu a necessidade de tornar esse grupo uma instituição que tivesse amparo legal para receber doações em favor do Hospital Universitário.

Depois de vários encontros, reuniões, discussões exaustivas e resistência de alguns setores da comunidade, inclusive político, foi criada a Associação Amigos do Hospital Universitário – AAHU, em 11 de setembro de 2001, cuja missão é: preservar o Hospital Universitário como entidade pública, gratuita e de qualidade, oferecendo constante serviço de apoio social e espiritual aos pacientes, bem como proporcionando-lhes instalações físicas favoráveis à recuperação da saúde.

No decorrer do tempo foram apresentadas várias demandas de apoio ao Hospital Universitário, como : substituição de colchões em 140 leitos : aquisição de uma UTI móvel para atendimentos emergenciais; aparelhos de ventilação « respiradores » para uso na UTI; televisores para todos os quartos, cadeiras especiais para acompanhantes; equipamentos para os setores de transplantes e cirurgias, entre outros.

Várias empresas e instituições tem colaborado com a AAHU, mas destacamos a parceria com a Receita Federal que nos tem disponibilizado produtos apreendidos pela fiscalização fazendária.

Graças a esta parceria, em 2003 foi realizado o primeiro Bazar da AAHU cuja renda tem gerado recursos financeiros para a efetivação do nosso incondicional apoio ao Hospital Universitário mediante a aquisição de equipamentos gerais, realização de pequenas obras e reformas, compra de móveis e materiais de consumo.

Ainda graças à valiosa parceria com a Receita Federal e o grande empenho da equipe de voluntárias e voluntários a AAHU conseguiu recursos para a construção do Edifício Voluntária Dona Cora (nossa homenagem a fundadora do serviço voluntário no HU) que abriga no andar térreo o Posto de Coleta do Banco de Sangue do HU, no primeiro andar o serviço de acolhimento a pacientes e acompanhantes vindos do interior para atendimento no HU e no segundo andar, a sede administrativa da AAHU.

A Diretoria da AAHU está constituída para exercer seu mandato de 11/04/2016 à 11/04/2018:

Diretor Presidente: Pedro Camacho dos Santos
Diretora Vice-Presidente: Ana Maria Faria Dutra