Geral

Congresso é realizado com grande sucesso

Foi realizado com grande sucesso, nos dias 24, 25 e 26 de outubro de 2011, o XII Congresso Brasileiro Ecumênico de Assistência Espiritual Hospitalar. O evento foi uma parceria da ACAEHB (Associação Cristã de Assistentes Espirituais Hospitalares do Brasil) com a AAHU.

O congresso, sediado no Morro das Pedras Praia Hotel, em Florianópolis, Santa Catarina, contou com palestras, debates, painéis e oficinas. O tema central das discussões foi Cuidando do Ferido e do que Sofre. Cerca de 183 pessoas participaram do evento, sendo 42 voluntários da AAHU.

Cinco Oficinas foram realizadas com os temas: Cuidando de quem cuida, Uso da Bíblia e atos Litúrgicos na Assistência Espiritual a Enfermos, Cuidando dos enlutados, Subsídios para iniciar e organizar uma Pastoral Hospitalar e Resiliência.

O presidente da Associação Amigos do HU, Sr. Pedro Camacho dos Santos, participou da oficina Uso da Bíblia e atos Litúrgicos na Assistência Espiritual a Enfermos e falou sobre a importância deste congresso para a AAHU.

“O congresso foi uma oportunidade de capacitação para a nossa Associação, tivemos dias intensos de interação com outras entidades. No fim saímos com o sentimento de que estamos no caminho certo com o trabalho de apoio ao Hospital Universitário”, destacou o presidente da AAHU.

Já o presidente da ACAEHB, Sr. Luis Carlos Vieira, agradeceu a Associação pelo sucesso do evento. “Registro o agradecimento pelo êxito alcançado no congresso e desejo que Deus continue abençoando o trabalho da Associação Amigos do HU”.

 

 

Mensagem dos Congressistas às Instituições Hospitalares e Igrejas

 

Estimadas irmãs e irmãos

Esta mensagem tem por objetivo informar-lhes a respeito do XII Congresso Brasileiro Ecumênico de Assistência Espiritual e Hospitalar, promovido pela Associação Cristã de Assistentes Espirituais Hospitalares do Brasil (ACAEHB) em parceria com a Associação Amigos do HU (AAHU), realizado nos dias 24 à 26 de outubro no Hotel Morro das Pedras em Florianópolis-SC. O tema do evento foi “Cuidando do ferido e do que sofre!”

Participaram do evento aproximadamente 170 pessoas provenientes de várias regiões do Brasil e do Equador. Nós, representantes de diversas denominações religiosas convivemos e confirmamos a beleza e a importância de nossas atividades de assistência em espiritualidade junto aos ambientes hospitalares.

Fomos agraciadas/os ao iniciarmos as atividades diárias com momentos devocionais coordenados pela equipe litúrgica. Participamos da leitura bíblica, entoamos louvores e nos confraternizamos no Senhor. O Coral da Igreja Assembléia de Deus, do Jardim Atlântico, teve participação especial entoando lindas músicas de enlevo espiritual.

Fomos ainda contempladas/os com a presença e a palavra de especialistas nas áreas de medicina, enfermagem, psicologia e teologia, bem como com os depoimentos de voluntárias/os de pastoral e de outros serviços comprometidos com o cuidado da pessoa e com a promoção de uma qualidade vida para todos.

Em todos os momentos de escuta, diálogos, debate em grupo, intervalo, refeições construímos um clima de comunhão e amizade. Através dos abraços, sorrisos e inúmeros depoimentos que nos tocaram profundamente. Experienciamos o cuidar e ser cuidado, reafirmamos que Deus está presente junto de seu povo nas situações de dor e sofrimento, de vida e morte, onde a esperança no presente e na eternidade nos anima a enfrentarmos os medos e conflitos. A pessoa de Jesus e seu ministério nos convidam a estarmos próximos de quem sofre. Sua Palavra nos desafia a recomeçar e a vivermos na consciência e na coragem de nossa missão.

As oficinas temáticas proporcionaram ao grupo, valiosos aprofundamentos em torno de situações desafiadoras de nosso fazer. Testemunhamos também a eleição da nova diretoria da ACAEHB, que entre os desafios, para a próxima gestão se propõe ampliar sua visibilidade e comunicação através da criação de site e boletim. Na última noite do evento, o grupo folclórico Associação Boi de Mamão do Bairro Pantanal nos presenteou com uma animada e interativa apresentação musico teatral, caracterizando personagens do acervo folclórico da Ilha de Santa Catarina.

O evento encerrou-se com a mesa redonda intitulada “A esperança em meio à dor e sofrimento”. Num país de múltiplos desafios sócio-econômicos onde a corrupção ainda impede a qualidade de vida da população menos assistida, reafirmamos nossa missão a exemplo de Jesus que veio a este mundo para dar vida, e vida em abundância.

“A quem muito foi dado, muito é esperado!”(…) Retornamos aos nossos ambientes agradecidos e fortalecidos no compromisso de escutar, cuidar e manter a interação com os que sofrem. Pedimos ao nosso Bom Deus que oriente nossos projetos de parceria e comunhão com todos os profissionais da área da saúde e nos una com seu espírito.

Fraternalmente os Congressistas.”

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *