AAHU completa 17 anos de dedicação

Há 17 anos a Associação Amigos do Hospital Universitário (AAHU) dedica sua caminhada aos pacientes do HU/UFSC. Duzentos e cinquenta voluntários organizam-se em diversas atividades para garantir o conforto e bem-estar dos pacientes e acompanhantes. Doações de enxovais, roupas, brinquedos, colchões, dentre outros objetos específicos são feitas ao Hospital. Além da doação de recursos financeiros para reformas e reparos necessários em sua estrutura física.

Presidida atualmente por Pedro Camacho dos Santos, a AAHU foi criada por um grupo de pessoas que sentiram a necessidade de institucionalizar um grupo de voluntariado, para que assim, pudesse receber doações. O voluntariado no HU iniciou por um grupo de voluntárias da igreja católica da paróquia Trindade, fundado por Cora Coelho Duarte Silva. Apesar de surgir a necessidade de criar uma associação registrada, de acordo com as memórias de Orivalda Maria Bonomini, a voluntária católica Cora resistiu contra a ideia, já que não lhe era amigável a inserção de membros de outras igrejas num mesmo grupo.

Orivalda, 72 anos, era assistente social do HU desde sua fundação, e relembra não só a resistência do grupo católico, mas também do Sindicato de Trabalhadores da UFSC (SINTUFSC), devido ao receio de a associação substituir trabalhadores do Hospital. Foi então, criada a estratégia de envolver a comunidade para que a ideia de associação fosse aceita, tanto pela reitoria da UFSC, quanto pelos trabalhadores e sindicato do HU. Com o apoio de diversos membros da comunidade e aproximadamente 30 voluntários, foi fundada a Associação Amigos do Hospital Universitário, no dia 11 de setembro de 2001. “Inicialmente criamos a Associação para atender e beneficiar aos pacientes do HU e hoje, quando vejo depoimentos de voluntários felizes em trabalhar, eu me emociono”, conta Orivalda.

Texto e fotos: Luna Mariah Zunino