Geral

Saiba como tratar e prevenir o câncer de mama

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente e comum entre as mulheres, com 22% dos casos novos a cada ano. É relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Se diagnosticado e tratado cedo, o prognóstico é relativamente bom e a chance de cura é de 95%.

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, pois a doença é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de novos casos de câncer de mama, no mundo todo, aumentará para 19 milhões até 2015.

O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de um caroço. São nódulos indolores, duros e irregulares, têm mais chances de ser malignos, mas há tumores que são macios e arredondados. A mastologia, área voltada à saúde das mamas, é uma especialidade nova na medicina. Surgiu há cerca de 25 anos com o desenvolvimento de novas técnicas para o tratamento do câncer de mama.

A prevenção pode ser feita pelo médico da família, ginecologista, clínico geral, geriatra. Eles fazem o exame clínico da mama no consultório e encaminham para os exames de imagem. Se houver uma alteração, a paciente procura o mastologista, que é o especialista em fazer o diagnóstico e verificar se é o caso de fazer o tratamento ou não.

O Movimento Outubro Rosa busca diminuir a mortalidade e assegurar a mamografia para mulheres acima de 40 anos. Começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. No Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina, uma funcionária fez lacinhos rosas, que promovem o movimento, para os médicos do Ambulatório de Ginecologia e Mastologia usarem como pingente. Também há laços maiores nas portas dos consultórios do Ambulatório C.

Hábitos de vida saudáveis são fortes aliados contra o câncer: eliminar o cigarro, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, manter uma dieta equilibrada, diminuir o sal, açúcar e as gorduras, praticar exercícios físicos regularmente, controlar o seu peso, fazer exames regularmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *