Homenagem à fundadora da Associação Amigos do HU e do voluntariado no HU.

Em 1984, o Hospital Universitário da UFSC teve a felicidade de ver fundado o Grupo de Voluntárias São Camilo de Lellis, pequeno grupo de senhoras da Paróquia da Trindade, lideradas pela Sra. CORA COELHO DUARTE SILVA, juntamente com Frei Carlos Benetti, OFM Cap., vigário da Trindade.  Este grupo fazia a visitação aos pacientes, confortava os acompanhantes, ajudava o Serviço Social do HU em pequenas despesas, promovendo bazares e brechós no Hall do hospital, onde arrecadava recursos para o desenvolvimento dos trabalhos.

Desse trabalho originou-se a Associação Amigos do HU, fundada em 11 de setembro de 2001, cuja missão, além da visitação e todos os trabalhos já desenvolvidos pelo grupo São Camilo, é buscar recursos para uma ajuda financeira e material ao HU.  Este trabalho foi então levado à frente por um grupo crescente de voluntárias e voluntários, desenvolvendo a Capacitação dos Voluntários, a organização dos grupos de visitação aos pacientes, a abertura de parcerias, como a parceria com a Receita Federal, fundamental na caminhada da Associação, e com muitas outras empresas e pessoas da comunidade.

Em 2010, a AAHU inaugurou sua sede no Campus Universitário, cujo prédio leva o nome de nossa Fundadora e Voluntária – Edifício Voluntária Dona Cora – onde, a partir de então, pudemos fazer um trabalho tão ansiado por nossa fundadora – o acolhimento aos pacientes e acompanhantes que vem do interior ao HU, para uma consulta ou um procedimento cirúrgico, ou um retorno a consulta médica, etc. A abertura do nosso Acolhimento proporciona a estes pacientes e acompanhantes um local agradável, para descansarem, receber a atenção dos voluntários e voluntárias, tomar um café, revigorarem suas forças depois de sua viagem à Capital.

Nesse dia 29 de agosto de 2013 nossa fundadora nos deixou. Até o fim, manifestou a sua preocupação e carinho com os trabalhos desenvolvidos na Associação. Deixou para nós o seu legado de dedicação, amor ao paciente, vendo nele um irmão necessitado de carinho, de amor, uma pessoa que quer ser ouvida e confortada.

Aqui deixamos a nossa homenagem a esta mulher de garra, perseverança, amor e dedicação em tudo o que fez em prol dos pacientes do HU, e também pelo exemplo que passou com sua vida a todos os voluntários e funcionários do HU.

Obrigada, dona Cora!