Geral

Mesmo fora do verão, não esqueça do protetor solar

Apesar de ainda não estarmos no verão, o protetor solar ainda é extremamente importante para a saúde da pele. Até porque ele protege contra queimaduras e alergias solares, além de evitar o envelhecimento precoce e o câncer de pele. Porém, muitas pessoas insistem em não utilizá-lo, seja por preguiça ou por achar que não é necessário na maior parte do tempo.

Para entendermos o perigo de ficar exposto ao sol sem proteção, devemos dividir a radiação do sol em dois. O primeiro, que incide mais durante o verão, são os raios UVB, que provocam a vermelhidão e as queimaduras solares e também estão diretamente relacionados ao câncer de pele. O segundo, mais ignorado e presentes durante o ano inteiro, são  os raios UVA, que penetram as camadas da pele sem deixar vermelhidão ou incômodo, causando envelhecimento precoce e o melanoma, um tipo agressivo de câncer. Ainda existem os raios UVC, mas ele ficam retidos na camada de ozônio e ainda não representam risco.

O grande problema dos raios UVA está na falta de informação sobre eles. Em entrevista ao site de notícias Abril, o dermatologista Sérgio Schalka, da Sociedade Brasileira de Dermatologia afirmou “Antes das 10 e depois das 17 horas, o horário em que teoricamente seria permitido tomar sol livremente, o UVA continua sendo emitido e, como não queima, durante muito tempo achou-se que ele era inofensivo”. Isso piora quando sabemos que o câncer de pele  melanoma  tem maior potencial de alcançar outros órgãos, se instalando em uma  camada mais profunda da derme.

De acordo com a chefe do Departamento de Dermatologia do Hospital Federal de Ipanema, Rio de Janeiro, Alice Buçard, em entrevista ao blog Saúde, existem algumas recomendações para se proteger. A primeira seria de evitar exposição solar durante o período das dez horas da manhã até às cinco da tarde; porém, lembre-se que isso é apenas para raios UVA. Também é importante usar sombrinhas e passar por lugares com sombra quando estiver muito ensolarado. E por último, o uso de um protetor solar com fator de proteção alto. Deve se colocar de 10 a 30 minutos antes de se expor ao sol, sem esquecer orelhas, pés e pescoço e reaplicar a cada duas horas. Para pessoas que praticam esportes, é aconselhável usar bloqueador solar contendo dióxido de titânio e óxido de zinco, já que o suor retira o protetor normal.

Para saber qual FPS e o tipo de protetor ideal para você,  é necessário  conhecer bem seu tipo de pele. Também é importante, consultar um dermatologista para conhecer seus  fatores de risco, que vão da cor dos olhos ao histórico familiar. O uso do tipo errado de protetor pode causar ressecamento, espinhas e cravos.

Fontes:

http://saude.abril.com.br/bem-estar/faca-chuva-ou-faca-sol-use-protetor-solar/

http://www.blog.saude.gov.br/index.php/570-perguntas-e-respostas/34947-saiba-mais-sobre-a-importancia-do-filtro-solar

http://www.fasete.edu.br/noticias/568/cipa-informa-a-importancia-do-protetor-solar

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *